Home Mapa do Site

Notícias

Imprensa

Carnaval. Hora de reforçar o faturamento e a imagem

Varejo investe em promoções e as grandes marcas, no marketing.

Vanessa Rosal - 10/2/2009 - 21h27

Shopping monta oficina com cenários e fantasias da época. Supermercados também aderem ao tema.

Aproximidade do Carnaval está atraindo a atenção no varejo paulistano. Biquínis, bronzeadores, fantasias, hidratantes corporais e de cabelos são alguns dos produtos em evidência nas gôndolas. A data é ajudada também pelas liquidações de verão, que oferecem descontos entre 20% e 70% nos shoppings da cidade e ajudam a alavancar as vendas do período.

De olho nessa oportunidade de negócios, o setor de cosméticos investe em itens típicos. É o caso da Aspa, empresa carioca com atuação em todo o Brasil, que aposta em tintas especiais, glitter, buzinas e espuma carnavalesca. De acordo com a gerente comercial Rose Giocaris, foram contratados 20% a mais na mão-de-obra disponível (140 funcionários) para fabricar os produtos sazonais. Os trabalhadores temporários deverão proporcionar aumento de 10% nas vendas em relação a igual período do ano passado.

Um dos destaques é a "tripa loca", que funciona como uma serpentina que brilha a grande distância. Suas cores fluorescentes sob a luz negra rendem efeitos especiais.

A estratégia usada pelos varejistas para aproveitar o "efeito calendário" será estimular os consumidores foliões com promoções, descontos e muita diversão para as crianças. O Shopping Interlagos lançou programação especial com atividades que vão fazer o público infantil cair na folia.

O evento "Carnaval Kids" acontece até o dia 28 de fevereiro e é gratuito. São três oficinas com cenografias especiais, onde as crianças se caracterizam para curtir a data. O metalúrgico Ricardo Teixeira aproveitou o final das férias escolares para levar as filhas gêmeas Nicole e Maria Eduarda ao shopping. "Para elas é uma farra. Elas adoram o carnaval", disse. "Enquanto elas brincam aqui, dá para fazer compras. Tem muita liquidação boa."

Shopping monta oficina com cenários e fantasias da época. Supermercados também aderem ao tema.

A rede de supermercados Wal-Mart também oferece produtos aos fãs do carnaval. As prateleiras das lojas estão coloridas com máscaras, perucas, fantasias e itens tradicionais, como confetes e serpentinas.

A expectativa é de aumentar as vendas dos sazonais em 15% em relação à data de 2008. São cerca de 40 produtos específicos para a folia, incluindo fantasias. A criançada pode escolher entre personagens badalados como Ben 10, Batman, Cinderela e Branca de Neve e as fantasias clássicas de pirata, bailarina e cigana.

Já a rede Extra aposta na campanha "1 centavo no Extra" para atrair os consumidores. Na compra dos produtos da promoção, com mais um centavo o cliente leva outro produto indicado nos folhetos promocionais ou nas campanhas de TV. A rede oferece maracas, serpentina, confete, cornetas e máscaras com elástico pelo mesmo preço do ano passado: R$ 0,95 a unidade.

Cerveja - O carnaval de rua e os desfiles nos sambódromos brasileiros são o principal alvo da indústria de bebidas. A Antarctica, por exemplo, fechou parceria com 30 blocos de rua e seis das principais escolas de samba do Rio de Janeiro. A campanha "Unidos da Boa", criada para representar todas as escolas e blocos patrocinados pela marca, tem como assinatura "Nesse Carnaval, só vai dar Boa". Além disso, o mercado carioca vai ganhar 8 milhões de latas decoradas. Na Bahia, a Skol leva para a festa o "Bloco Skol Folia", mesclando o swing nacional com o melhor da batida eletrônica internacional. E em São Paulo, a Brahma é a patrocinadora oficial dos desfiles.

Empresas de brindes também aproveitam a data para faturar. Segundo a diretora da Donna Produtos Personalizados, Sandra Donatangelo, as ações de carnaval já fazem parte do calendário comemorativo. "Muita gente quer agradar o cliente nessa data. Então, fazemos embalagens bem coloridas com o logo da empresa."

E a agência de eventos Kee Ação, que patrocina o carnaval maranhense, tem grandes parceiros como a Rede Record Minas, Massas Vilma e Cerveja Itaipava.

 

     

Adoce o seu casamento com as BALAS DONNA a um custo muito baixo.

Donna Produtos Personalizados

Tel: (11) 2371-6566 / (11) 4304-6566 / (11) 2372-6966 / (11) 2371-6466
E-mail: donna@donna.com.br

O conteúdo deste website é de propriedade exclusiva de seus proprietários, sendo vedado sua utilização sem prévio consentimento por escrito de seus titulares, sob pena de violação à legislação de propriedade industrial e/ou intelectual.

Home Mapa do Site